Dia da Independência 2022
“Orem pela paz de Jerusalém! Que sejam prósperos aqueles que a amam. Reine paz em seu meio e prosperidade nos seus palácios. Por amor dos meus irmãos e amigos, eu peço: ‘Haja paz em você!’ Por amor da Casa do Senhor , nosso Deus, buscarei o seu bem”(Salmo 122.6-9).
Hoje, comemoramos 200 anos da independência do Brasil. E a polarização política que caracteriza o contexto nacional ultimamente, não pode tirar dos nossos lábios a gratidão por vivermos em uma nação livre.
A nossa vida cristã não depende essencialmente da liberdade civil que nos é concedida. Livres ou perseguidos, seremos do Senhor. Mas, sem dúvidas, ela é muito facilitada por essa liberdade.
Domingo após domingo, nos reunimos de portas abertas para cultuar e transmitimos livremente o nosso culto pela internet. Fazemos programações nos parques e nas ruas, onde cantamos e pregamos sem sermos impedidos. Abrimos escolas cristãs e utilizamos delas como parceiras na educação dos nossos filhos. Professamos a nossa fé em Jesus e anunciamos o seu reinado publicamente, sem sermos oficialmente perseguidos. Tudo isso é benção e privilégio!
Aproveitemos este dia para agradecer a Deus pela nossa nação; especialmente, pela liberdade religiosa de que desfrutamos aqui. Roguemos as bênçãos dele sobre ela; clamando para que a liberdade de adorá-lo, servi-lo e proclamá-lo nunca nos seja tirada.
A equipe pastoral da IPSA
“Orem pela paz de Jerusalém! Que sejam prósperos aqueles que a amam. Reine paz em seu meio e prosperidade nos seus palácios. Por amor dos meus irmãos e amigos, eu peço: ‘Haja paz em você!’ Por amor da Casa do Senhor , nosso Deus, buscarei o seu bem”(Salmo 122.6-9). Hoje, comemoramos 200 anos da independência do Brasil. E a polarização política que caracteriza o contexto nacional ultimamente, não pode tirar dos nossos lábios a gratidão por vivermos em uma nação…
Você já parou para ler todas as informações em letras miúdas no seu “plano ilimitado de bênçãos”? Um bom teste para isso seria ver o nosso entendimento do famoso verso do salmo 23 “O Senhor é o meu pastor, nada me faltará”? No meio evangélico em geral, a afirmação inicial desse Salmo parece refletir uma… Você já parou para ler todas as informações em letras miúdas no seu “plano ilimitado de bênçãos”? Um bom teste para isso seria ver o…
Nem todos concordam que o direito que temos de comentar deva ser restringido pelo risco de murmurar. Comentar não é o mesmo que murmurar. Há os que conseguem fazer uma coisa sem incorrer na outra. Concordo plenamente. Entretanto, como saber se nosso comentário já deixou de ser mera observação e transformou-se num grotesco gesto de… Nem todos concordam que o direito que temos de comentar deva ser restringido pelo risco de murmurar. Comentar não é o mesmo que murmurar. Há os que conseguem fazer…
Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor, teu Deus, te dá. (Êxodo 20.12) O tipo de relacionamento que temos com nosso pai e/ou mãe pode ser determinante para o modo como entendemos o significado desse mandamento. Li, recentemente, o relato de uma jovem que… Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor, teu Deus, te dá.(Êxodo 20.12) O tipo…
A mídia internacional mostrou recentemente o comportamento inusitado do presidente americano ao lado da rainha da Inglaterra. Para os que têm acompanhado os noticiários internacionais, isso já era esperado. A minha pergunta diante desta cena é a seguinte: Por que uma pessoa decide quebrar protocolos de conduta? Os jornais relataram que alguns desses protocolos são… A mídia internacional mostrou recentemente o comportamento inusitado do presidente americano ao lado da rainha da Inglaterra. Para os que têm acompanhado os noticiários internacionais,…
Em artigo anterior, apresentei a forma como Josué foi bem-sucedido em sua missão. De “servidor de Moisés” (Js 1.1) quando chamado, passou a ser o “servo do Senhor” quando cumpriu a sua carreira (cf. Js 24.29). Isso porque confiou nas promessas do Senhor e não se desviou da sua palavra, assim como o Senhor o orientou (cf. Js 1.6-7). Mas, se Josué foi um exemplo de sucesso, o mesmo não pode ser dito do povo de Israel que o sucedeu. A…
Recebi recentemente mais uma pergunta sobre o gênero da terceira pessoa da Trindade. Dessa vez ela chegou até mim nos seguintes termos: “Eu ouvi falar que o termo hebraico para ‘espirito’ no Antigo Testamento é feminino e, por isso, deveríamos pensar na terceira pessoa da Trindade como uma mulher. É verdade? Além disso, a sabedoria… Recebi recentemente mais uma pergunta sobre o gênero da terceira pessoa da Trindade. Dessa vez ela chegou até mim nos seguintes termos: “Eu ouvi falar…
A palavra pluralismo representa muitas coisas no contexto pós-moderno. Pode significar apenas diversidade de opiniões ou coexistência lado a lado de posições antagônicas. No entanto, com frequência ela expressa tanto um desprezo pela existência de uma verdade absoluta como a rejeição de posições absolutas. No seu aspecto mais cruel ela indica uma falsa visão de tolerância, que se revela intolerante para com a fé cristã. A origem do termo pluralismo é geralmente colocada no início do século 20, criado por…
Ou Desabafo de Um Presbítero, não-tão-Velho-Assim, à Beira da Surdez Alguns anos atrás um jovem escreveu-me perguntando qual a minha opinião sobre a utilização de cânticos com ritmos mais acentuados, na liturgia, e sobre o período normalmente chamado de “louvor”, em nossas igrejas. Na realidade, a pergunta dele foi: “São todos os ritmos apropriados ao louvor, na igreja?”. Para tratar dessa questão, eu poderia ter entrado no chamado “Princípio Regulador”, que descreve a orientação do culto reformado, no qual somente…
Há algum tempo, tenho recebido diversos pedidos para escrever algo a respeito deste tema, principalmente, porque muitos sabem minha posição a respeito, e não poucos a acham estranha, sendo justo, portanto, dar algumas explicações. A seguir, vou expor em poucas linhas o que entendo desse assunto, porém, antes gostaria de fazer algumas ressalvas. Esse não é um assunto essencial para a fé cristã ou reformada. Não é um assunto que se deveria criar grandes polêmicas em cima dele, afinal, ninguém…
No momento da vinda de Jesus, ele estabelecerá um reino de mil anos ou o reino eterno? Esse assunto divide os cristãos evangélicos. Nenhum assunto é tão controvertido em teologia do que o Milênio, e nenhum texto causa mais discussão do que Apocalipse 20.1-10. Entraremos nessa discussão acalorada, porém, não querendo aqui imprimir uma posição intransigente, e até quase fanática, sobre um assunto que diz respeito ao futuro, e do qual ninguém tem certeza absoluta. Há tanta controvérsia sobre este…