Artigos

Plano ilimitado de bênçãos?

Você já parou para ler todas as informações em letras miúdas no seu “plano ilimitado de bênçãos”? Um bom teste para isso seria ver o nosso entendimento do famoso verso do salmo 23 “O Senhor é o meu pastor, nada me faltará”? No meio evangélico em geral, a afirmação inicial desse Salmo parece refletir uma… Você já parou para ler todas as informações em letras miúdas no seu “plano ilimitado de bênçãos”? Um bom teste para isso seria ver o…

O teste da murmuração

Nem todos concordam que  o direito que temos de comentar deva ser restringido pelo risco de murmurar. Comentar não é o mesmo que murmurar. Há os que conseguem fazer  uma coisa sem incorrer na outra. Concordo plenamente. Entretanto, como saber se nosso comentário já deixou de ser mera observação e transformou-se num grotesco gesto de… Nem todos concordam que  o direito que temos de comentar deva ser restringido pelo risco de murmurar. Comentar não é o mesmo que murmurar. Há os que conseguem fazer…

Honra teu pai e tua mãe

Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor, teu Deus, te dá. (Êxodo 20.12) O tipo de relacionamento que temos com nosso pai e/ou mãe pode ser determinante para o modo como entendemos o significado desse mandamento. Li, recentemente, o relato de uma jovem que… Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor, teu Deus, te dá.(Êxodo 20.12) O tipo…

Para que servem os protocolos?

A mídia internacional mostrou recentemente o comportamento inusitado do presidente americano ao lado da rainha da Inglaterra. Para os que têm acompanhado os noticiários internacionais, isso já era esperado. A minha pergunta diante desta cena é a seguinte: Por que uma pessoa decide quebrar protocolos de conduta? Os jornais relataram que alguns desses protocolos são… A mídia internacional mostrou recentemente o comportamento inusitado do presidente americano ao lado da rainha da Inglaterra. Para os que têm acompanhado os noticiários internacionais,…

O fracasso da missão: “mas todo mundo faz isso” (1 de 3)

Em artigo anterior, apresentei a forma como Josué foi bem-sucedido em sua missão. De “servidor de Moisés” (Js 1.1) quando chamado, passou a ser o “servo do Senhor” quando cumpriu a sua carreira (cf. Js 24.29). Isso porque confiou nas promessas do Senhor e não se desviou da sua palavra, assim como o Senhor o orientou (cf. Js 1.6-7). Mas, se Josué foi um exemplo de sucesso, o mesmo não pode ser dito do povo de Israel que o sucedeu. A…

Qual o gênero do Espírito Santo?

Recebi recentemente mais uma pergunta sobre o gênero da terceira pessoa da Trindade. Dessa vez ela chegou até mim nos seguintes termos: “Eu ouvi falar que o termo hebraico para ‘espirito’ no Antigo Testamento é feminino e, por isso, deveríamos pensar na terceira pessoa da Trindade como uma mulher. É verdade? Além disso, a sabedoria… Recebi recentemente mais uma pergunta sobre o gênero da terceira pessoa da Trindade. Dessa vez ela chegou até mim nos seguintes termos: “Eu ouvi falar…

Pluralismo e Intolerância

A palavra pluralismo representa muitas coisas no contexto pós-moderno. Pode significar apenas diversidade de opiniões ou coexistência lado a lado de posições antagônicas. No entanto, com frequência ela expressa tanto um desprezo pela existência de uma verdade absoluta como a rejeição de posições absolutas. No seu aspecto mais cruel ela indica uma falsa visão de tolerância, que se revela intolerante para com a fé cristã. A origem do termo pluralismo é geralmente colocada no início do século 20, criado por…

Observações sobre Ritmos e o “Louvor” na Liturgia

Ou Desabafo de Um Presbítero, não-tão-Velho-Assim, à Beira da Surdez Alguns anos atrás um jovem escreveu-me perguntando qual a minha opinião sobre a utilização de cânticos com ritmos mais acentuados, na liturgia, e sobre o período normalmente chamado de “louvor”, em nossas igrejas. Na realidade, a pergunta dele foi: “São todos os ritmos apropriados ao louvor, na igreja?”. Para tratar dessa questão, eu poderia ter entrado no chamado “Princípio Regulador”, que descreve a orientação do culto reformado, no qual somente…

OS ANJOS PECARAM COM AS MULHERES EM GÊNESIS 6?

Há algum tempo, tenho recebido diversos pedidos para escrever algo a respeito deste tema, principalmente, porque muitos sabem minha posição a respeito, e não poucos a acham estranha, sendo justo, portanto, dar algumas explicações. A seguir, vou expor em poucas linhas o que entendo desse assunto, porém, antes gostaria de fazer algumas ressalvas. Esse não é um assunto essencial para a fé cristã ou reformada. Não é um assunto que se deveria criar grandes polêmicas em cima dele, afinal, ninguém…

O Reino Milenar

No momento da vinda de Jesus, ele estabelecerá um reino de mil anos ou o reino eterno? Esse assunto divide os cristãos evangélicos. Nenhum assunto é tão controvertido em teologia do que o Milênio, e nenhum texto causa mais discussão do que Apocalipse 20.1-10. Entraremos nessa discussão acalorada, porém, não querendo aqui imprimir uma posição intransigente, e até quase fanática, sobre um assunto que diz respeito ao futuro, e do qual ninguém tem certeza absoluta. Há tanta controvérsia sobre este…

Join a Small Group

You can use WordPress’s content editor to publish content with text, photos, galleries, video, lists, links and styled text. You can insert a gallery into your article that extends outward. Blockquote Example The content area is narrow for optimal readability (comfortable number of characters per line). Certain elements such as blockquotes and images can extend beyond the content area to create a dramatic effect. This demonstrates the effect. For God so loved the world that he gave his one and only Son,…