Somente a Bíblia, Somente a Graça, Somente a Fé, Somente Cristo e Glória somente a Deus |

O Que é o Evangelho?

Quarta, 27 Novembro 2013 13:39

O evangelho de Cristo transforma

Written by

"Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que procede da boca de Deus". (Mateus 4:4)


Como é que vão as coisas neste fim de ano, pessoal? Nessa época, já nos preparamos para ouvir mensagens e estudos sobre o nascimento de Jesus Cristo, pensarmos na nossa vida e nos nossos planos para o próximo ano e nossa avaliação sobre o ano que já passou. No nosso penúltimo OPS, ao invés de projetar nossas reflexões para as datas do fim de ano, olhamos para uma data anterior. Em 31 de outubro se comemora a Reforma Protestante e, por meio do nosso irmão sem. (em breve pastor) Nelson Ferreira, ouvimos sobre o tema a “Reforma como agente de Transformação”.

É incontestável que ao longo da história a Reforma Protestante provocou mudanças substanciais nos países em que foi feita. A Reforma trouxe uma noção de educação que incluía as mulheres e não somente os homens ao permitir o acesso delas à alfabetização, uma revolução na época; os países que seguiram o protestantismo calvinista (ao qual também seguimos) passaram experimentar um notável avanço econômico. Seja nas esferas da economia, da família ou da política, relembrar cada contribuição da Reforma seria um esforço para um semestre e não só para uma noite.

Foi pensando nisso que o sem. Nelson focou na mais importante contribuição da Reforma Protestante para o mundo e para a nossa vida: o retorno ao cristianismo bíblico e ao evangelho de Cristo. Afinal, antes dos fatores econômicos e sociais, é o evangelho de Jesus Cristo que transforma as pessoas e, mediante pessoas convertidas, contribui para mudar a realidade a sua volta. A Palavra de Deus, pregada na sua integralidade com a possibilidade de estudo, é algo pela qual temos de ser gratos a Deus, por Ele ter levantado homens com essa capacidade.

Mais ao fim do estudo, o sem. Nelson falou a respeito das marcas de uma igreja verdadeira: a pregação da Palavra, a administração correta dos sacramentos (Batismo e Santa Ceia) e a aplicação da disciplina, que é, como foi falado, uma medida de amor por aqueles que pecaram.

Sem dúvida a Reforma Protestante é um evento histórico que precisa ser estudado cada vez mais. Que possamos tomar esses homens como exemplos de servos de Deus. Homens que resolveram levantar sua voz contra os erros de sua época, apesar das conseqüências.



Leonardo Anthero
Jopista UMP

Read 730 times
ipsantoamaro

Cadastre-se na Newsletter