Somente a Bíblia, Somente a Graça, Somente a Fé, Somente Cristo e Glória somente a Deus |

O Que é o Evangelho?

Administrator

Administrator

Sexta, 14 Outubro 2011 02:50

União da Mocidade Presbiteriana

Em maio de 2011 foi comemorado os 75 anos da UMP. Estes 75 anos significam que, a partir da reunião do Supremo Concílio de 1936 houve a decisão de chamar todas as sociedades domésticas de jovens e as que viriam a se organizar, de União de Moços Presbiterianos – UMP. (Digesto Presbiteriano 1882-1942, pg. 20).

Em 1938 foi criada a Secretaria Geral da Mocidade, sendo o nosso primeiro Secretário o Rev. Benjamin Moraes (Digesto Presbiteriano 1882-1942, pg. 20).

Em 1946 outras denominações já haviam organizado seus órgãos nacionais e nos também o fizemos quando, em fevereiro, no Primeiro Congresso Nacional da Mocidade Presbiteriana, foi organizada a Confederação da Mocidade Presbiteriana – CMP, cujo primeiro presidente foi o jovem Tércio Epêneto Emerique.

A Mocidade Presbiteriana cresceu, a CMP esteve em todos os Estados onde existiam UMPs organizadas, colaborou na criação de Federações Presbiteriais, publicou o jornal “Mocidade” e realizou Mais quatro congressos nacionais até que, em 1960, foi extinta a CNM e desativado o seu jornal.

A juventude presbiteriana ficou triste, tirou o pé no acelerador, mas não se acabou. Em diversos pontos do Brasil houve real crescimento, foram organizadas Confederações Sinodais, e em 1986 – depois de 26 longos anos de trabalho e grandes lutas, foi reorganizada, capitaneados por Sinodais do Rio, a Confederação, recebendo o novo nome: Confederação Nacional de Mocidade.
Estamos na sexta legislatura, tivemos algumas dificuldades durante esses quase 25 anos, mas revigorados pelo Senhor, entramos neste novo quadriênio com toda a esperança de proclamarmos cada vez mais alto de que “Somos testemunhas!”, alegres na esperança, fortes na fé, dedicados no amor, unidos no trabalho.

Fonte: Mocidade Presbiteriana

Sexta, 14 Outubro 2011 02:50

Sociedade Auxiliadora Feminina

É a organização do Trabalho Feminino em uma Igreja, Congregação ou Ponto de Pregação. Funciona com a autorização e sob a jurisdição do Conselho da igreja local, que indica um Conselheiro para servir de elo de ligação com a Sociedade.

Fonte: SAF

Sexta, 14 Outubro 2011 02:50

União de Crianças Presbiterianas

A 'União de Crianças Presbiterianas' (UCP) é um departamento comum em todas as Igrejas Presbiterianas do Brasil pertencentes à Igreja Presbiteriana do Brasil.

Têm como objetivo organizar as atividades realizadas com as crianças de cada igreja local. A UCP busca ser uma forma de envolver as crianças com o trabalho da igreja, organizando atividades recreativas. Em muitas igrejas o trabalho com as crianças é realizado aos sábados.

Inclui um momento de louvor seguido de alguma reflexão bíblica voltada para as crianças. Logo após é costume servir um lanche acompanhado de um momento de recreação, como a realização de brincadeiras, manualidades ou práticas esportivas como o tradicional futebol. Nas férias, é costume em muitas igrejas realizar acampamentos e a tradicional EBF (Escola Bíblica de Férias), que engloba uma série de atividades especiais utilizadas também como instrumento de evangelização.

Fonte: Wikipedia

Sexta, 14 Outubro 2011 02:49

União Presbiteriana de Adolescentes

A UPA, União Presbiteriana de Adolescentes, é uma secretaria da IPB, destinada ao trabalho de todos os adolescentes da Igreja Presbiteriana entre as idades de 12 a 17 anos.

A UPA é organizada nacionalmente através da Confederação Nacional de Adolescentes, presidida pelo adolescente Alex Vrito.

Fonte: IPB

Sexta, 14 Outubro 2011 02:38

Departamentos

Departamentos Internos da Igreja:

  • UPA - União Presbiteriana de Adolescentes
  • UCP - União de Crianças Presbiterianas
  • UMP - União da Mocidade Presbiteriana
  • SAF - Sociedade Auxiliadora Feminina
  • Departamento Missionário
Sexta, 14 Outubro 2011 13:30

Pastores

Sérgio Paulo de Lima (Pastor Títular)
Sérgio Lima Bacharel em Teologia pelo Seminário Presbiteriano Rev. José Manoel da Conceição, em São Paulo/2001. Ordenado pastor presbiteriano pelo Presbitério do Iguaçu, no Paraná em 2002. Pastoreou as igrejas presbiterianas: IP. Cristo Rei (Guarapuava/PR), IP. Central de Guarapuava/PR, e IP. Metropolitana (Porto Alegre/RS). Presidiu os concílios: Presbitério do Iguaçu (PRIG) e Presbitério do Rio Grande do Sul (PRGS), Sínodo Meridional (SMD) e Sínodo Sul do Brasil (SSB). Foi membro da Coordenação dos Projetos especiais de Plantação de Igrejas no Sul do Brasil. É Mestrando em Teologia Pastoral (Missões Urbanas) pelo Centro Presbiteriano de Pós Graduação Andrew Jumper.  
  Pregações
Leandro Antonio de Lima (Pastor Auxiliar)
Bacharel em Teologia pelo Seminário Presbiteriano José Manoel da Conceição – SP (1999). Mestre em Teologia e História pelo Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper – SP (2003). Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Mackenzie – SP (2009). Doutor em Letras - Literatura, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie – SP. Professor de Teologia no Seminário Presbiteriano Rev. José Manoel da Conceição – SP. Professor de teologia na FITref. Autor dos livros: Razão da Esperança – Teologia para hoje (2006, Editora Cultura Cristã). As Grandes Doutrinas da Graça (4 volumes pela Editora Odisseu, 2007). Brilhe a sua luz: o cristão e os dilemas da sociedade atual (Editora Cultura Cristã, 2009). Casado com Vivian e pai do Vicktor Daniel.  
  Pregações - Artigos
Daniel Santos Jr. (Pastor Auxiliar)
Daniel Santos Professor de Antigo Testamento no Centro de Pós-Graduação Andrew Jumper em São Paulo, e no Seminário Presbiteriano JMC, também em São Paulo. Ele é doutor em Estudos Teológicos no Antigo Testamento pela Trinity Evangelical Divinity School (Chicago, 2006). Atualmente ele desenvolve estudos pós-doutorais na literatura sapiencial do AT sob a orientação de Kevin Vanhoozer, patrocinado pela Langham Partnership International. É casado com Renata, com quem compartilha a herança do Senhor - Cléo e Bruce.  
  Pregações - Artigos no Scribd - Blog
Herley Rocha (Pastor Auxiliar)
Herley Rocha Bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico Presbiteriano Rev. José Manoel da Conceição (JMC 2011 - 2014). Ordenado Pastor Presbiteriano pelo Presbitério Piratininga - São Paulo em 2015. Bacharel em Administração com Habilitação em Marketing pela União Pioneira de Integração Social (UPIS - DF 2000 - 2003). Evangelista formado pelo Instituto Bíblico Eduardo Lane (IBEL 2004 - 2006). Trabalhou como evangelista com plantação de Igreja nas cidades de Ibiá-MG e Pratinha-MG (2007 - 2010). Casado com Lucelle Lourenço Gomes Rocha.
   
Fabiano Oliveira Santos (Pastor em Congregação)
Fabiano Bacharel em teologia pelo Seminário Teológico Presbiteriano Rev. José Manoel da Conceição em 2007. Ordenado ministro do evangelho pelo Presbitério Sul Paulistano em 2008. Plantador de igrejas pelo Centro de Treinamento Missionário (CTM/IPB) no Instituto Bíblico Eduardo Lane em 2009. Pastor auxiliar da Igreja Presbiteriana de Santo Amaro, designado para atuar na Congregação Presbiteriana do Jd. Horizonte Azul. Casado com Darlete e pai do Matheus Felipe.
   
Nelson Ferreira Pastor na Congregação: Igreja Presbiteriana do Grajaú
Nelson Ferreira Bacharel em teologia pelo Seminário Teológico Presbiteriano Rev. José Manoel da Conceição (JMC 2010-2013). Bacharel em música sacra pelo JMC (1999-2003). Evangelista pelo Instituto Bíblico Eduardo Lane (IBEL 1996-1998). Trabalhou como evangelista em igrejas no Pará, Amapá e São Paulo. Atualmente trabalha na implantação e coordenação do sistema de Pequenos Grupos da Igreja Presbiteriana de Santo Amaro (IPSA) e na plantação da Igreja Presbiteriana do Grajaú (IPG). Casado com Sady Santana e pai de Acsa Tirza.
   
Gabriel Junqueira Pastor na Congregação: IP Jardim das Fontes
Bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico Presbiteriano José Manoel da Conceição (2011-2014). Bacharelando em Teologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2015). Trabalhou na sede da Igreja Presbiteriana de Santo Amaro e auxiliou no trabalho de plantação da congregação do Jardim Castro Alves. Casado com Larissa, hoje pastoreia a Igreja Presbiteriana de Jardim das Fontes e auxilia na capelania evangélica no Hospital do Servidor Público.
   
Sexta, 14 Outubro 2011 03:56

Escola Dominical

ClasseLocalProfessoresTema

Vida Frutífera

Templo Sra. Francelita e Diác. José Antonio Revista "As Grandes Doutrinas da Graça"
Estudos Bíblicos e Doutrários Salão Social Rev. Augustus, Pb. Solano, Pb. Ismael Revista "As Grandes Doutrinas da Graça"
Pequenos Grupos Sala 16 Rev. Sérgio Lima, Ev. Nelson, Pb. Cláudio e Sady Liderança para Pequenos Grupos
Vida Frutífera Templo Sra. Francerlita e Diác. José Antônio A Igreja e o Mundo
Novos Membros Gabinete Pastoral Rev. Leandro de Lima e Pb. Junqueira -
Família da Aliança Sala 17 Minka e Paula Nelita  Guerra de Palavras
Presbítero Roberto Sala 14 Diác. José Juvenal e Jônathas Vanzella -

Adolescentes

Sala 18

Rev. Daniel, Mirella, Welly Eduardo e Daniella Germano

-

Jovens

Sala Pb. Samuel

Pb. Daniel Portela, Anderson, Emerson, Rev. Sérgio

-

Sexta, 14 Outubro 2011 00:30

História

A Igreja Presbiteriana chegou ao Brasil em 12 de Agosto de 1859, sendo, portanto, a primeira denominação evangélica a se instalar oficialmente como missão em terras brasileiras. Mas a origem do presbiterianismo é bem anterior. Na verdade é uma das correntes da própria Reforma do Século 16. João Calvino (1509-1564), o Reformador de Genebra, pode ser considerado o pai do Presbiterianismo, embora esse nome só tenha sido dado pelo trabalho de John Knox (1514-1572) na Escócia. Na Europa a Igreja Presbiteriana (também chamada de Reformada) se estabeleceu firmemente em países como Suíça, Holanda, Escócia, Inglaterra, Irlanda, e também França, Hungria e Alemanha. Da Europa o Presbiterianismo migrou para os Estados Unidos com os peregrinos puritanos onde se estabeleceu como uma das principais denominações daquele país. Dos Estados Unidos, o missionário Ashbel Green Simonton (1833-1867) foi enviado ao Brasil em 1859 para iniciar a missão. Hoje a Igreja Presbiteriana do Brasil está presente em todos os estados da federação e as denominações presbiterianas estão na maioria dos países do mundo.

Ser presbiteriano significa ter um grande respeito pelas Escrituras. Significa crer em Jesus Cristo como único Salvador e pautar a vida sob a insigne da soberania de Deus, vivendo para a Sua glória. A vida como um todo, em seu aspecto espiritual, social e cultural precisa estar sob a vontade de Deus. Ser presbiteriano significa viver plenamente os dons divinos desfrutando do privilégio e da responsabilidade de ser um escolhido e um representante da misericórdia de Deus nesse mundo.

Crédito: Pb. Samuel Junqueira

A Igreja Presbiteriana de Santo Amaro foi organizada no dia 08 de abril de 1962, com um Culto de Ação de Graças promovido pelo Presbitério Paulistano e dirigido pelo Rev. Jacob Silva, que viria a ser o seu pastor de 1966 a 1978, após o pastorado inicial do Rev. Atael Fernando Costa de 1962 a 1965. O ministério do Rev. Jacob Silva na IPSA foi marcado pela sua ênfase na questão dos dízimos e das ofertas, cujos resultados ainda estão presentes na vida da comunidade, que assimilou bem o seu ensinamento. Com a jubilação do Rev. Jacob em 1978, assumiu o pastorado da igreja o seu filho, o Rev. Osiander Shaff da Silva, durante o período de 1979 a 1987. O Rev. Osiander foi substituído pelo Rev. Alceu Davi Cunha, que exerceu o seu pastorado no período de 1988 a 1994. Com a saída do Rev. Alceu, o pastorado da igreja passou ao Rev. Eliel Fausto Botelho, que nela permaneceu de 1995 a 2003. De 2004 a 2006 o pastorado da igreja esteve a cargo do Rev. Marcos Martins Dias. O Rev. Marcos foi substituído pelo Rev. Augustus Nicodemus Lopes que assumiu o pastorado da IPSA em 2007, num período de transição, em que ele preparou a igreja para a eleição do seu próximo e atual pastor, tendo sido eleito o Rev. Leandro Antonio de Lima, que iniciou o seu ministério como pastor titular da igreja em 2008. Antes, em 2007, ele havia sido pastor auxiliar do Rev. Augustus Nicodemus, exercendo já as funções de um pastor titular.

Outros pastores auxiliares que trabalharam na IPSA foram os seguintes: Rev. Cláudio Antonio Batista Marra (1982 – 1984); Rev. Hildo Barcelos da Silva (1985 – 1986), Rev. Milton dos Reis Peyroton (1991 – 1994); Rev. Armando Araújo Silvestre (1997 – 2000); Rev. Augustus Nicodemus Lopes (2002 – 2003, 2006 e também a partir de 2008) continuando até os dias atuais; Rev. Joaquim Alves de Oliveira (a partir de 2002); Rev. Fabiano de Oliveira Santos (a partir de 2008, sendo responsável pela Congregação do Jardim Horizonte Azul e o Rev. Francisco Alexandre Nascimento (a partir de 2010, responsável pela Congregação do Jardim Castro Alves).

Em termos de trabalho, como atividades principais, deve-se registrar que a IPSA organizou as seguintes Igrejas, pertencentes ao Presbitério Sul Paulistano: I. P. Monte Sião, I.P. Nova Canaã, I.P. Parque Esplanada e cooperou também com a I. P. Emaús para a organização da I. P. Itapecerica da Serra. Além disso, ela organizou também a I. P. Filadélfia, hoje pertencente ao Presbitério Sudeste.

Se nos fosse solicitado agradecer a Deus a existência da Igreja Presbiteriana de Santo Amaro, numa frase, não hesitaríamos em fazê-lo usando apenas um versículo, retirado do Salmo preferido do nosso saudoso e querido pastor emérito, Rev. Jacob Silva, muitas vezes citado por ele: “Com efeito, grandes coisas fez o Senhor por nós; por isso estamos alegres”- Salmo 126:3. A alegria é o nosso melhor agradecimento.

Página 5 de 5
ipsantoamaro

Cadastre-se na Newsletter