Somente a Bíblia, Somente a Graça, Somente a Fé, Somente Cristo e Glória somente a Deus |

O Que é o Evangelho?

Artigos
Apesar da Bíblia nos ensinar que Deus é imutável -- Ele é o mesmo hoje, ontem e para sempre -- não podemos perder de vista o fato de que as Escrituras nos ensinam que Deus nem sempre age da mesma forma em todas as épocas. Este é o problema com muitas pessoas. Elas pensam que Deus deve agir hoje exatamente como agiu no período bíblico pois Ele é o mesmo, sempre. Mas, será que a imutabilidade de Deus é uma espécie de promessa de que ele sempre agirá da mesma…
Desde o início do ano de 2012 quase cem policiais foram executados a sangue frio, em São Paulo. É uma situação de guerra declarada unilateralmente pela bandidagem. Infelizmente muitas autoridades têm preferido quase que ignorar essa grave situação. Buscam paliativos inconsequentes, como aumentar o valor do seguro por cada policial morto, de R$100 p...
Quinta, 08 Novembro 2012 16:27

Calvino 2 - O Retorno

Written by
Nas décadas de 50 e 60 o movimento pentecostal exerceu uma grande influência nas igrejas históricas, incluindo as reformadas. Como resultado, houve divisões, rachas e brigas dentro destas igrejas e o surgimento do movimento carismático dentro delas, dando origem, inclusive, à formação de novas denominações (como a Presbiteriana Renovada), igrejas e ministérios independentes.  Algumas destas igrejas preservaram o sistema eclesiástico das igrejas históricas junto com as doutrinas do batismo com o Espirito Santo, línguas, novas revelações, milagres, sonhos e visões. Cinqüenta anos depois, vemos o movimento reverso. As doutrinas reformadas…
Aproveitei a viagem para Manaus, ida e volta, para ler no avião o livro de Alister McGrath "O Deus de Dawkins: genes, memes e o sentido da vida", publicado pela Shedd Publicações em 2007. A leitura é cativante e embora os temas sejam complexos para quem não tem formação em biologia, química e física, como eu, McGrath consegue falar deles de maneira simples e fácil. Acho que entendi os pontos principais da obra. Como todo mundo sabe, Richard Dawkins é um dos principais ateus modernos, conhecido pela maneira radical e…
Como cristãos, podemos e devemos construir em cima do saber amealhado através dos séculos, pois toda verdade é verdade de Deus. No entanto, é necessário que as lacunas e insuficiências das propostas pedagógicas contemporâneas sejam reconhecidas. Elas simplesmente não satisfazem as necessidades das escolas cristãs. Mas não são somente as escolas cristãs que se acham mal servidas no campo educacional. Essa deficiência se estende a todos os educandos, que se veem presos a um sistema educacional que perdeu o alicerce; flutua num pântano de ideias, impelido pelos fortes ventos de…
Sexta, 02 Novembro 2012 01:14

Onde estão os finados?

Written by
Eu sei que a resposta óbvia é "enterrados no cemitério", mas eu me refiro à alma dos finados. A resposta bíblica pode ser resumida em alguns pontos, que não pretendem ser exaustivos, mas que representam o pensamento evangélico histórico e reformado sobre o que acontece após a morte. Imediatamente após a morte, as almas dos homens voltam a Deus. Seus corpos permanecem na terra, onde são destruídos.  As almas dos finados não caem em um estado de sono ou de inconsciência após a morte.  As almas dos salvos em Cristo…
Muitas referências atuais à Reforma do Século 16 distorcem o que realmente ocorreu naquela ocasião. Os livros de história contemporâneos, por exemplo, introjetam anacronicamente uma linguagem marxista ultrapassada para descrever os acontecimentos da época. Para esses autores, o que houve foi uma luta econômica da burguesia contra os senhores feudais. O trabalho de Calvino é apresentado como sendo uma valorização sócio-econômica de alguns, que seriam definidos como "os predestinados". Para outros, a revolta de Lutero foi uma questão meramente pessoal, contra os líderes da época; ou, no máximo, uma cruzada…
Quarta, 31 Outubro 2012 11:02

Tragédias, mais uma vez: Deus e Sandy

Written by
"Onde estava Deus quando estas tragédias aconteceram?" é a pergunta de pessoas revoltadas com o fato de que centenas de pessoas boas, desprevenidas, cidadãos de bem, foram apanhados numa tragédia e morreram de forma terrível, deixando para trás famílias, filhos, entes queridos. Eu entendo a preocupação com o dilema moral que tragédias representam quando vistas a partir do conceito cristão histórico e tradicional de Deus. Se Deus é pessoal, soberano, todo-poderoso, onisciente, amoroso e bom, como então podemos explicar a ocorrência das tragédias, calamidades, doenças, sofrimentos, que atingem bons e maus…
Esta é uma questão antiga. Quando o Dr. Powlison esteve no Mackenzie ano passado falamos sobre este assunto no programa Academia em Debate. Seguem abaixo os links para o programa (são duas partes). PRIMEIRA PARTE SEGUNDA PARTE Fonte: http://tempora-mores.blogspot.com/2012/10/a-psicologia-e-compativel-com-o.html
Sexta, 26 Outubro 2012 06:50

Darwin Explica Tudo? Mesmo...?

Written by
Assista a primeira palestra de Michael Behe no Mackenzie, "O Argumento em Favor de Design Inteligente na Biologia," onde ele defende que a complexidade dos organismos moleculares não podem ser obra de processos naturais não-dirigidos, como postula a evolução Darwinista. O tradutor é o Dr. Mauro Meister.  Michael Behe é autor da obra clássica contra a evolução darwinista intitulada "A Caixa Preta de Darwin," que apresenta sérios desafios ao conceito de que a complexidade dos organismo ocorreu por meio de acidentes genéticos acidentais, randômicos e sem direção definida. Fonte: http://tempora-mores.blogspot.com/2012/10/darwin-explica-tudo-mesmo.html
 A famosa agência de pesquisas Gallup liberou recentemente (18/10/2012) os resultados de uma pesquisa feita nos Estados Unidos que dão uma visão diferente do que se pensava acerca da população LGTB naquele país. A pesquisa está sendo considerada a mais ampla já feita sobre este assunto. Ela pode ser lida na íntegra aqui.  A pergunta feita a mais de 121 mil indivíduos foi esta: “Você se identifica pessoalmente como lésbica, gay, bissexual ou transgênero?” Os resultados foram estes: SIM – 3.4%NÃO – 92.2%NÃO RESPONDEU – 4.4% A pesquisa ainda revelou…
Na segunda-feria 8 de outubro cerca de 3 mil pessoas estiveram no Mackenzie para assistir às palestras de Paul Washer. A fila começou a ser formada às 15:00. O auditório Ruy Barbosa comporta cerca de mil pessoas. Na hora de começar, havia mil pessoas dentro do auditório e duas mil do lado de fora. Bondosamente Paul Washer concordou em falar duas vezes. Foram abertos mais dois auditórios menores com transmissão ao vivo (telão) para poder acomodar a todos em dois turnos. Foi uma noite memorável. As duas palestras estão no…
ipsantoamaro

Cadastre-se na Newsletter