Somente a Bíblia, Somente a Graça, Somente a Fé, Somente Cristo e Glória somente a Deus |

O Que é o Evangelho?

Artigos
Sábado, 05 Janeiro 2013 14:58

Só Presto Contas a Deus

Written by
Esse é o pensamento do evangélico típico de nossos dias. Quando fui perguntado recentemente por alguém sobre a maior necessidade da igreja evangélica no Brasil não tive dúvidas em responder que é o exercício da disciplina bíblica. Sei que existem igrejas que disciplinam seus membros e líderes e até cometem abusos nisso. Mas creio que já se tornaram a minoria. Na minha avaliação, a grande maioria das igrejas de todas as denominações não exerce a disciplina eclesiástica sobre seus membros e líderes, ou quando o fazem, o fazem de forma…
Esta é a época em que os profetas de plantão saem das tocas. Quando eu era jovem os astrólogos dominavam a cena. Omar Cardoso era uma celebridade nacional no meio de uma constelação meio obscura de personalidades que pontificavam as previsões para o ano seguinte. Estes escreviam também, religiosa e mercenariamente, em todos os sentidos, as inúteis colunas de horóscopos, de ávida leitura obrigatória em todos os jornais e revistas. Não sei muito bem o que aconteceu, mas eles saíram um pouco de cena. Sei que ainda estão presentes e…
Quinta, 20 Dezembro 2012 12:45

Um pouco mais sobre o nome de Jesus e natal

Written by
Um pouco mais sobre o nome de Jesus e natal "e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz; para que se aumente o seu governo, e venha paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, para o estabelecer e o firmar mediante o juízo e a justiça, desde agora e para sempre." Isaías 9.6-7 As mensagens por ocasião da celebração do Natal andam confusas. Tem até muita gente cristã rejeitando esta celebração em razão dessa confusão. Mas a mensagem…
Muitos pais estão ainda no processo de buscar uma escola para seus filhos. As incansáveis idas a diferentes lugares para ver as instalações e conhecer alguns funcionários e professores toma tempo e energia de pais preocupados com a educação dos filhos. Mas, quase por 'default', a maioria esquece de fazer a pergunta no título desta postagem. Até por assumirem que a educação escolar é neutra e, ao final, tudo igual... mas não é bem assim. Dai a minha recomendação do livro do Pb. Solano Portela, O que estão ensinando aos…
Quarta, 12 Dezembro 2012 18:39

Onde Jesus esteve entre os 13 e 30 anos?

Written by
A revista Aventuras na História da Editora Abril publicou uma matéria onde requenta a velha teoria de que Jesus, dos 13 aos 30 anos, viveu em países estrangeiros aprendendo mágica, filosofia e alquimia, antes de se apresentar em Israel como o esperado Messias dos judeus. Vários evangelhos apócrifos são mencionados como fonte para esta especulação. A matéria é entediante, além de revelar a mais completa ignorância dos estudos bíblicos e arqueológicos relacionados com a vida de Jesus Cristo. É igual às outras publicações sensacionalistas de fim de ano, que se aproveitam…
A HISTÓRIA DO CRISTIANISMO REFORMADO CONTADA PELOS SELOS Lançamento nesta sexta-feira às 19:30 na Livraria Cultura do Shopping Villa-Lobos, São Paulo Recentemente um artigo da revista Time identificou o calvinismo como uma das dez maiores forças em operação na cultura ocidental. Não é para menos. As idéias teológicas da Reforma – que nada mais são que o Evangelho bíblico – não somente influenciaram o mundo antigo, mudando países e servindo de base para o nascimento de outros, como continuam a influenciar a cultura, as artes, a política, a economia e…
Será que tudo que nos acontece é por acaso? Os acontecimentos, quer sejam bons ou maus, ocorrem acidentalmente, de maneira aleatória, sem que haja uma finalidade neles? Os que pensam assim, acham que Deus não determinou, decretou, ou planejou absolutamente nada com relação aos seres humanos, seu futuro histórico ou eterno, e muito menos os acontecimentos diários. Nada foi previsto ou determinado por Deus, inclusive os eventos naturais como terremotos, tsunamis, erupções vulcânicas, acidentes, quedas de aviões, enfim – nada foi previsto ou determinado por ele. Portanto, tudo é imprevisível…
Segunda, 03 Dezembro 2012 20:09

Deus é amor

Written by
Em sua recente entrevista à revista VEJA, Rob Bell usou a declaração bíblica “Deus é amor” como argumento para embasar sua expectativa de que ao final todos os seres humanos serão salvos. Não quero aqui repetir as observações que fiz à tal entrevista em post anterior. Vou me concentrar apenas numa análise crítica do uso desta frase “Deus é amor” por Rob Bell e seus seguidores. Vou começar lembrando que antes de Rob Bell outros já usaram esta expressão bíblica (1Jo 4.8 e 16) para defender ideias estranhas. Cito particularmente…
Terça, 27 Novembro 2012 18:36

O Inferno em que Rob Bell se Meteu

Written by
Acabo de ler a entrevista que Rob Bell deu à revista VEJA desta semana (28/11/2012) com o título “Quem falou em céu e inferno?”. A entrevista provocou intensa polêmica nas redes sociais. Rob Bell se tornou uma figura polêmica quando passou a pregar a salvação de todos os seres humanos no final (universalismo) negando, assim, a realidade do inferno. Este ano ele deixou a igreja que fundou, a Mars Hill Bible Church – não confundir com a Mars Hill Church do Mark Driscoll, uma não tem nada a ver com…
Segunda, 26 Novembro 2012 03:16

Avivamento Reformado?

Written by
Estou cada vez mais impressionado com o impacto das doutrinas reformadas entre os jovens de todas as denominações no Brasil. E também em ver a combinação equilibrada de teologia reformada com expressões de culto, onde se combinam cânticos modernos e bem bíblicos com exultação e celebração. O que será que nosso Deus está fazendo em nosso país? Acho que é bom lembrar aos irmãos que têm descoberto a fé reformada que ela é muito mais ampla do que os cinco "solas" e os cinco pontos do calvinismo. Estes são apenas…
Com a desvalorização do casamento em nossa cultura, junto com a relativização dos valores morais e a tendência contra tudo aquilo que é estabelecido, muitos cristãos nutrem esta ideia curiosa de que a Bíblia não ensina o casamento, o qual se resume num acordo mútuo de duas pessoas viverem juntas. Pronto, estão casadas diante de Deus. Com isto, não é pequeno o número de evangélicos que têm uma vida sexual ativa com o namorado/namorada. Alguns anos passados fiquei impressionado com uma estatística publicada por uma revista evangélica após entrevistas feitas…
Dr. Michael Behe é bioquímico e tornou-se conhecido por defender a existência de complexidades irredutíveis no mundo molecular que jamais poderiam ter se formado por meio do processo defendido pelo darwinismo evolucionista. Behe defende que há um propósito inteligente claramente discernível por detrás da formação das complexas "máquinas" moleculares que compõem a vida. Ele esteve no Mackenzie para falar no IV Simpósio "Darwinismo Hoje" (os vídeos estarão em breve disponíveis no site do Mackenzie) e me concedeu esta entrevista no programa Academia em Debate, da TV Mackenzie Digital. Aqui falamos…
ipsantoamaro

Cadastre-se na Newsletter